5 Dicas para Projetar um Espaço Aberto em um Ambiente Menor

Você já deve ter reparado: os espaços abertos são super tendência! Sempre quando nos deparamos com um, é aquele espaço bem amplo, que dificilmente conseguimos imaginar como seria reproduzir em um apartamento menor, não é mesmo?

Mas saiba que é possível sim!

Quer saber como? Então acompanhe nossas dicas para projetar um espaço aberto em um ambiente pequeno.

1) Cuidados ao escolher a mobília
Em ambientes menores você deve sempre escolher os móveis menores. Quando compramos móveis grandes para compor ambientes pequenos, a impressão é que tudo fica apertado. E essa é uma dica ainda mais forte quando falamos do conceito aberto, já que o espaço deve ser e parecer o mais amplo possível.

2) Tenha pelo menos um elemento de destaque
Quando as pessoas entram em um apartamento com conceito aberto, elas veem mais do que um espaço amplo… elas veem um elemento principal. Por isso escolha qual é o ponto focal do seu ambiente aberto, que pode ser desde um papel de parede super colorido com formas geométricas, ou até mesmo um sofá com uma cor bem destacada. Aqui vale escolher com ousadia, já que é a partir deste ponto que você definirá o restante da decoração.

3) Escolha as cores certas
Apesar do ponto focal poder ser mais destacado, as demais cores para compor seu espaço aberto devem ser mais claras, pois elas deixam os espaços mais iluminados, passando a impressão de serem mais abertos do que realmente são. Se houver a possibilidade, instale janelas bem grandes para deixar a luz natural do dia entrar no ambiente. Caso não seja possível, lustres e demais tipos de iluminação suspensas são bem-vindos.

4) Próximo de espaços abertos
Se você está pensando em alugar ou comprar um espaço novo para construir seu ambiente aberto, aqui vai a dica para pensar em algum local que possua uma varanda. Um espaço aberto ao lado do espaço amplo dá a impressão de que é muito maior, possibilitando a entrada da luz natural.

5) Contrate um profissional
Um espaço aberto bem pensado, com a execução perfeita e otimização nos custos, é alcançado através de um trabalho próximo do arquiteto. É por isso que nós, da Renovi Arquitetura, estamos disponíveis para elaborar uma proposta compatível com o que você procura.

Pensando em um espaço aberto? Entre em contato com a gente.



Deixe uma resposta